terça-feira, 7 de maio de 2024

Descontos feitos no salário - Entenda o cálculo do INSS


 

 O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia federal brasileira responsável pela gestão da Previdência Social no país. 

Sua principal função é administrar os benefícios concedidos aos trabalhadores e aposentados, garantindo-lhes proteção social em diversas situações, como invalidez, idade avançada, maternidade, doença, acidente de trabalho, entre outros. Entre os benefícios mais conhecidos administrados pelo INSS estão a aposentadoria por idade, a aposentadoria por tempo de contribuição, a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença, o salário-maternidade e a pensão por morte. 

Para ter direito aos benefícios do INSS, o trabalhador deve contribuir para o sistema previdenciário durante sua vida laboral, seja como empregado com carteira assinada, autônomo, empresário ou trabalhador rural, entre outras formas de contribuição. 

O valor da contribuição varia de acordo com a remuneração do trabalhador e é recolhido mensalmente. Além da concessão de benefícios, o INSS também é responsável pela arrecadação das contribuições previdenciárias, fiscalizando o recolhimento correto por parte das empresas e dos trabalhadores, bem como pela realização de perícias médicas para avaliação da capacidade laboral dos segurados que solicitam benefícios por incapacidade. 

Em resumo, o INSS desempenha um papel fundamental na proteção social dos trabalhadores brasileiros, garantindo-lhes amparo financeiro em situações de necessidade, como doença, acidente ou velhice.