quinta-feira, 15 de maio de 2014

Demissões nos Telecentros - direitos trabalhistas

Funcionários da empresa IDORT (INSTITUTO DE ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO) são dispensados e não recebem seus direitos trabalhistas

Por decisão da Prefeitura de São Paulo, o contrato com a empresa IDORT, responsável pelos Telecentros da Capital, foi rescindido. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) a contratação de tal empresa foi irregular, fato que caracteriza possível dano ao erário público, pois, na ocasião, a Prefeitura dispensou a realização de licitação para contratar a IDORT.

Com os Telecentros fechados, os funcionários demitidos (que não receberam as verbas rescisórias devidas) fizeram manifestações no centro de São Paulo no mês de abril de 2014 exigindo a interferência da municipalidade face às pendências trabalhistas por parte da IDORT.

Há notícias de que a empresa dispensou seus empregados no início de abril de 2014, mas que vem adotando a prática ilegal do aviso prévio cumprido em casa.

Além disso, alguns funcionários ainda apresentam reclamações sobre irregularidades no banco de horas e atrasos no pagamento de certos benefícios.

Os empregados prejudicados deverão procurar a Justiça do Trabalho para resguardar seus direitos. Por meio do processo, o trabalhador também poderá conseguir a liberação do FGTS e do Seguro Desemprego por Alvará Judicial, porquanto a falta de homologação da rescisão por parte do sindicato impede o recebimento dos benefícios.

Para maiores informações, clique AQUI.